Arquivo da Categoria: Publicações

Publicações relevantes.

Expropriações para expansão do Metro de Lisboa vão custar entre seis e nove milhões

Projeto prevê túnel de 1956 metros em via dupla. Investimento de 210 milhões de euros para esta fase da expansão.

António Costa e Fernando Medina viajaram de Metro para a cerimónia de apresentação das obras de expansão da rede

O Metropolitano de Lisboa prevê gastar entre seis e nove milhões de euros em expropriações no âmbito do prolongamento das linhas amarela e verde.

O valor foi avançado esta quarta-feira pelo presidente da empresa, Vitor Domingues dos Santos, no lançamento do concurso de expansão que prevê a construção de duas novas estações: Estrela e Santos.

Vitor Domigues, que falava à margem da cerimónia, garantiu estarem a ser acauteladas medidas para minorar o impacto da expansão do metro.

O prolongamento das Linhas Amarela e Verde, num investimento de 210 milhões de euros, prevê a construção de 1956 metros de túnel em via dupla e duas novas estações na Estrela (ao cimo da Calçada) e em Santos (no quarteirão definido pela Av. Carlos I, rua das Francesinhas, rua dos Industriais e travessa do Pasteleiro).

O Metro de Lisboa antecipa a zona de maior constrangimento entre a Av. D. Carlos e o Cais do Sodré, cuja estação vai ser remodelada. No que se refere aos comboios da Linha de Cascais, estão previstas interrupções pontuais.

O plano da empresa, no futuro, é a expansão até Campo de Ourique através das Amoreiras.

In “Correio da Manhã”

Share Button

INE: Preços da Habitação nas Cidades

A aplicação “Preços da Habitação nas Cidades” é da responsabilidade do INE – Instituto Nacional de Estatítica e permite a consulta interactiva dos valores medianos de venda de alojamentos familiares (€/m2) nas cidades com mais de cem mil habitantes em 2011 (Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Braga, Funchal e Coimbra).

Esta ferramenta tem por base a informação administrativa georreferenciada utilizada para o projeto das Estatísticas de preços da habitação ao nível local e incorpora os resultados obtidos neste projeto apenas para os níveis ‘cidade’ e ‘freguesia’.

Outra característica importante é que podemos obter o valor total (moradias e apartamentos) ou só para apartamentos.

Poderá aceder à aplicação aqui: https://geohab.ine.pt/

Share Button

ISA e Faculdade de Ciências de Lisboa criam simuladores para produtores florestais

florestas portuguesas

No âmbito do ‘Projeto Melhor Eucalipto’, promovido pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira, o Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa desenvolveram dois simuladores destinados a produtores e proprietários florestais.

Uma das ferramentas permite simular o potencial produtivo do eucaliptal, com base em valores médios, sob diferentes opções de gestão e cenários de produtividade, nomeadamente arborização, rearborização ou talhadia.

O simulador financeiro, por sua vez,  fornece o fluxo de caixa, o valor atual final líquido em euros e a taxa interna de rendibilidade (%) esperados de um investimento numa ação de arborização ou rearborização com eucalipto, de acordo com várias opções controladas pelo utilizador (taxa de desconto, preço da madeira em pé e intensidade da silvicultura).

O objetivo da iniciativa é “aumentar a produtividade das plantações nacionais de eucalipto” e criar, assim, uma base de dados geográfica dos prestadores de serviços florestais recomendados pela indústria papeleira.

In “Vida Rural”.

Share Button

A EDIA publica o Anuário Agrícola de Alqueva para o ano de 2016

A EDIA publicou o Anuário Agrícola de Alqueva para o ano de 2016, tal como já havia feito para o ano anterior.

O objetivo é permitir o acesso dos agricultores à informação técnico-económica sobre as culturas praticadas na área de influência de Alqueva. Esta informação também poderá ser utilizada pelos peritos avaliadores na avaliação do rendimento dos terrenos da zona servida pela Barragem do Alqueva.

Pode consultar o documento referente a 2016 e a 2015.

Share Button

Guia de Boas Práticas Para a Perícia Judicial Civil na União Europeia

EGLEO EGLE – European Guide for Legal Expertise (Guia de Boas Práticas para a Perícia Judicial Civil na União Europeia) é um documento precursor para a convergência e cooperação dos sistemas nacionais europeus que regulam a perícia judicial, propondo medidas tendentes a proporcionar garantias de qualidade e aumento da segurança jurídica das decisões.

Até Março de 2016, não tinha sido disponibilizada uma versão em Português. No entanto, essa situação foi alterada agora com a tradução feita pelo colega José Franco Araújo, Perito Avaliador do Ministério da Justiça no Distrito Judicial de Lisboa.

Poderão ter acesso a mais informações no site da EEEI (European Expertise and Expert Institute)

Poderão consultar a versão Portuguesa GBPPJCUE-v1.0.

Share Button